ELEIÇÕES AFRICA DO SUL
RESULTADOS PRELIMINARES FORÇAM O PARTIDO ANC A UMA COLIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DO GOVERNO
É um facto nunca assistido nas eleições gerais na África do Sul.
Em 30 anos da sua governação, o African National Congress, ANC, nunca viu-se obrigado a aliar-se a nenhum partido para formar o governo, no entanto para o próximo ciclo governamental a realidade será outra, uma vez que o partido não conseguiu atingir mais de cinquenta por cento do total dos votos, o que para o analista político Dércio Alfazema, simboliza uma derrota do partido no poder.
Até aos 99.2% da contagem dos votos os resultados apontavam para 40.24 % para o ANC, 21.71% para Aliança Democrática, 14.67% para o MK do Jacob Zuma, 9.47 % para EFF DO Julius Malema e 3.88% do IFP.
A derrota do partido no partido na província do Kwazulu Natal, segundo maior círculo eleitoral do país e bastião do ANC foi uma das principais surpresas das eleições.
Não podendo passar dos 40 por cento do total de votos o ANC tem sensivelmente duas semanas para apresentar o seu aliado.
O partido MK, do ex-Presidente Jacob Zuma, que ficou em terceiro lugar, vai contestar os resultados das eleições na África do Sul, alegando irregularidades.
Inscreva-se ➟
0 Comentários