Momade aceita reunião se participarem todos os candidatos
Ossufo Momade, líder da RENAMO, aceita o convite do Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, para uma reunião sobre a situação pós-eleitoral, desde que participem os quatro candidatos presidenciais que concorreram
Este encontro só faz sentido na presença de todos os candidatos", disse o porta-voz da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), Marcial Macome, no final de uma reunião da comissão política do maior partido da oposição, realizada este domingo (24.11), em Maputo.
O porta-voz da RENAMOadmitiu, no entanto, que, por questões de segurança, algum candidato participe de forma remota. O candidato presidencial Venâncio Mondlane já disse que aceita o encontro proposto por Filipe Nyusi desde que seja "por via virtual".
Para esta reunião, a RENAMO levará pontos como a anulação do processo eleitoral envolvendo as eleições gerais de 9 de outubro, com alegações de várias irregularidades, e também quer que "todos os candidatos reconheçam que este processo não foi livre, nem justo, muito menos transparente", disse Macome.
O candidato Lutero Simango, líder do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), já pediu a anulação das eleições gerais e a repetição da votação, com os mesmos argumentos. Simango já confirmou que aceita participar no encontro com Filipe Nyusi, desde que estejam todos os quatro candidatos.
Ainda não é conhecida a posição do candidato Daniel Chapo, apoiado pela Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO, partido no poder), sobre a participação na reunião.
0 Comentários